quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Fragmentos – Pedaços de vidas embrulhados em lembranças

Nossa... Hoje vou atacar de crítico de arte e comentar uma peça que acabei de ver com vinha avó. Acho que antes de falar do espetáculo é bom relatar como surgiu a ideia de vê-lo.

Acordei pronto para resolver alguns assuntos pendentes e um deles incluía ir ao shopping pagar algumas contas e contratar um serviço de internet que prestasse. Saindo de casa, como de costume gritei... “Vó, to indo no shopping, a senhora quer ir?” ela decidiu me acompanhar, chegando lá, de repente, ela avistou o cartaz da peça “FRAGMENTOS”. Já tinha escutado falar da peça, alguma coisa sobre o Women’s clube e um grupo de amigas que haviam se reunido para fazer um espetáculo e do sentimento que minha avó teve por não poder ter ido na semana de estreia. Juro que no momento lembrei-me de todas as vezes que ela me fez vestir um monte de pano pra fazer um pastor num presépio vivo, jornaleiro numa peça na igreja, menino Jesus e todo tipo de loucura que ela inventava nas confraternizações de família. Mesmo assim eu disse: “Quer que eu vá com a senhora?” Acho que ela ficou feliz. Na saída minha irmã me perguntou pra onde eu ia e eu contei que ia ao teatro com Dona Carmem, ela me deu um olhar de exclamação tão grande que só me sobrou rir.

O fato é que cheguei a CDL para ver uma peça que não tinha a mínima ideia do que dizia e saí chocado. Foi incrível como sete senhoras conseguiram trazer a tona milhares de lembranças de um tempo, não tão distante, mas que por conta dos avanços contemporâneos tornaram-se obsoletos e falar de assuntos densos e importantes para a sociedade em que vivemos sem de modo algum ser chato, cansativo ou parecer uma eterna melancolia. Muito pelo contrario, o espetáculo é divertidíssimo, de uma sensibilidade enorme e um profissionalismo incrível.

Fragmentos – Pedaços de vidas embrulhados em lembranças” Fala do encontro de sete amigas que, enquanto fazem um bolo, relembram o passado, o tempo de escola, a infância, a juventude, os amores, o café, o bolo, as broas, o queijo fresco, os biscoitos, o leite, os compadres e a comadres de um tempo que não volta mais. Nos faz refletir sobre a velhice e sobre o olhar que lançamos sobre os idosos, tão as margens na sociedade de hoje. No fim a partilha do tão esperado bolo, também partilhado com a plateia, nos manda para casa embrulhados em lembranças, seja qual for nossa idade.

A peça tem direção do experiente diretos Marcus Pérsico e conta com a interpretação de Angélica Muritiba, Dilma lobo, Jilça Oliveira, Leny Madalena, Lúcia Angélica, Márcia Vilar e Tereza Silva. “FRAGMENTOS” Ainda estará em cartaz no Teatro da CDL dias 12 e 13 de agosto. Vale muito a pena ir conferir. Abraço pessoal.

No fim Minha irmã é quem ficou arrependida de não ter ido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário