terça-feira, 8 de março de 2011

À Lorena Viana. Verdades e mentiras

Adoro ler seu blog. Sempre tem um ar inquietante que me faz pensar bastante no fim do dia. Foi o que aconteceu minutos atrás, quando vi o texto “As Mascaras são deles”. Me vi perdido neste mesmo parafuso a tempos atrás. Mas deixe citar um compositor brasileiro que marcou minha adolescência. Renato Russo. “Um dia pretendo tentar descobrir porque é mais forte quem sabe mentir. Não quero lembrar que eu minto também...”
De fato é dessa maneira que a coisa acontece. Todos somos mentirosos por um fato simples e claro. A VERDADE É UMA MERA PERCEPÇÃO. Como dizia Jean Paul Sartre. Mas deixemos os teóricos e pensemos sobre o seguinte:
Quem é você? Qual a resposta que viria primeiro em sua mente? Ela retrata de fato o que você é ou é um conjunto de características que você julga essencial em uma pessoa e queria ter para si? Todas as pessoas do mundo que conhecem você conseguem ver essas características, elas conseguem definir você deste jeito?
A imagem que temos de nós mesmo é um delírio, um delírio de auto referencia, sendo assim não nos define de fato como somos, e cada um consegue nos ver de uma forma diferente porque os seres humanos são assim. Possuem percepções diferentes e todos deliram (rsrsrsrs). E se existem versões diferentes de uma mesma figura isso não se configura como uma mentira?
Pensando desta forma me vem à cabeça então o que seria a verdade. A primeira coisa que me passa sobre isso é que a verdade seria então algo incontestável. Fato comprovado. O que seria então assim, algo tão absoluto? Deus talvez? Nem preciso citar as diversas crenças e religiões para que isso caia sobre o chão não é?
Agora alguém pode estar lendo nossa conversa sobre mentiras e verdades e se perguntar. Então tudo que vivemos é mentira? A verdade não existe?
Para essas pessoas eu tenho duas notícias. Uma boa e uma má? Qual eu conto primeiro?

Lory:
- a má.

Sendo assim:
A má noticia é que enquanto vivermos num mundo exterior julgando-o ser mais completo e superior que o interior viveremos num universo onde a verdade não existe. Estará sempre em choque com as certezas dos outros.
A boa notícia é que felizmente o mundo exterior só existe porque é uma projeção do interior e nesse sim existe a verdade. A nossa própria verdade, as nossas certezas e as nossas crenças. Mesmo que sejam completamente mutáveis com o tempo. Mas somente lá elas são possíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário