quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Devaneios da meia noite.

Estava tentando dormir, mas existem coisas que gritam aos nossos ouvidos quanto está tudo em silêncio.

Tenho me preocupado bastante com algumas coisas e elas acabaram me fazendo pensar sobre algumas coisas fundamentais como a escolha de uma profissão, o jogo de xadrez e a vida.

A escolha profissional não é algo que decidimos fazer enquanto estudamos para uma prova concorrida. É como um chamado, uma vocação (no mais puro significado da palavra), quase como destino. É o retrato fiel da personalidade construída por um indivíduo. Ela é o resultado de anos e anos de desejos, amarguras, enigmas vivenciados por todos os tipos de experiências.

Não é por acaso que escolhi o curso de Psicologia. Um dia eu descobri que existiam muito mais perguntas na minha cabeça que respostas. E que se perdendo em mim era a única forma de me encontrar. Não sei o quanto confuso isso pode parecer no momento, mas justo agora, quando estou mais sozinho consigo perceber que, embora as circunstâncias que me levaram a estar nesta situação não tenha sido das mais favoráveis, não existe no mundo um lugar onde eu mais queira estar do que aqui.

Todos sabem que tenho certo problema para me concentrar (chama-se TDA), mas este post bateu o Record de asneiras (rsrsrsrs), mas ele é somente um desabafo de alguém no meio da noite.

Alguém sabe me responder quanto custa um desejo? Ou quanto custa a paz? Tudo tem um preço. Sempre tem. Às vezes ele é alto demais, mas pagamos de bom grado seja lá qual for.

Das poucas coisas que aprendi com jogos o que mais achei incrível foi o jogo de xadrez. Não é simplesmente decorar o movimento de uma série de peças e espera o vacilo do oponente. Aprende-se outras coisas com ele.

O Xadrez nos ensina que para vencer é necessário paciência, ousadia, estratégia e acima de tudo disposição ao sacrifício.

Em termos práticos tornam-se regras um tanto quanto frias. Na vida real quando perdemos uma peça a gente sangra, a gente sofre. É como se arrancassem um pedaço de nós. O objetivo do xadrez é acabar com o adversário custe o que custar. Na vida real podemos fazer aliados, companheiros para o resto da vida. Na vida real sempre há esperança.

4 comentários:

  1. Talvez esses gritos estejam relacionados a consciencia pesada, medo ou ainda necessidade de ouvir algo. As escolhas que fazemos reflete em nós da maneira que as encaramos.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que nossa vida não é um jogo de xadrez.. Já temos que aturar demais as intrigas, as mortes...etc etc. Imagine se víssemos nossa embarcação diretamente com esses olhos de guerra... Eu não suportaria. Enfim, é justamente nesses pensamentos da noite que vc se encontra... Belo post, beijão!

    ResponderExcluir
  3. É mais do que só esperança que temos na vida, no xadrez, é você contra o adversário, por mais platéia que haja no lugar. Sempre sozinho e nada coopera, o clima, a tensão da partida, o olhar fixo e frio do adversário, as peças, rsrrs as malditas peças do jogo não se movem sozinhas, elas nem ao menos gritam quando estão para ser mortas numa incrível demonstração de que mesmo sofrendo as piores consequências às vezes algo parece realmente querer nos prejudicar. Mas que bom que no tabuleiro da vida as peças se ajudam, se protegem e sempre estão dispostas a oferecer um agradável e sincero abrigo para aqueles que sabem onde procurar. Há aqueles que estão dispostos a gritar por você e claro esses são bem mais do que sabemos, sempre. E pra quem sabe retribuir todo esse carinho a vida têm trazido boas e agradáveis surpresas. Oh, sim!os gritos... escute-os bem, sempre. Podem estar a dizer tudo o que precisas nesse momento e apenas estas confuso ou agitado demais para perceber ^^
    Podem ser seus gritos, ou os conselhos à muito ouvidos e esquecidos, a voz de uma pessoa amada tentando ajudar. Mas caso seja apenas eco de uma musica chata que ouviste dia todo... cante-a, grite-a até ficar sem voz! Matando assim a vontade contida podes enfim arrumar outra coisa em que pensar.
    XerooO!

    ResponderExcluir
  4. Cada um é responsável por aquilo que escolhe. Não dá pra fugir das escolhas. Mas confesso que fiquei abismado com a incrível interpretação da Angie. Quem é você??? Gostaria de saber!!!

    ResponderExcluir