terça-feira, 24 de maio de 2011

O lado escuro da Força

Postei algumas fotos no Orkut ultimamente e foi interessante ver a reação de algumas pessoas. Eu sabia que muita gente não ia compreender o conceito das imagens, mas é que elas têm muito mais haver com uma questão filosófica do que com uma questão fotográfica.

Elas retratam o lado escuro da força (risos). O que não tem lá muito haver com Star War. Não é da dualidade bem e mal que estou falando, muito menos Deus e o Diabo. Tem uma conotação de interiorização X exteriorização, Introversão X extroversão, foco em si X foco no outro, um Eu ativo X um Eu passivo. A Força neste caso tem uma conotação de movimento necessário para mudança, o lado escuro assume o conceito de casulo, fechamento em si. Tenho pouco me incomodado com questões relativas aos outros. Tenho vivido um momento meu, altamente interior, buscando minhas próprias respostas. Isso não quer dizer que o outro não tenha importância, afinal são os outros que nos validam como existência, sem eles seriamos completos fantasmas. O que quero dizer é que só nos encontramos quando mergulhamos em nós mesmos e essa é uma jornada solitária e escura.

É um tanto quanto difícil adentrar o mundo interior e extremamente necessário. Ele é quem dá forma ao mundo exterior, é através desta lente que percebemos tudo ao nosso redor, desde o menor dos objetos ao mais notório edifício. O mais complicado é que lidamos com o conceito das coisas e por mais que tenhamos um dicionário para conceituar palavras, cada sujeito trabalha com seu próprio conceito de mundo, conceito este, construído através do seu próprio psiquismo.

No lado escuro da força estou pouco preocupado se vão gostar de mim, se vão aprovar o que digo, mesmo porquê acredito plenamente que só há mudança, e neste ponto digo mudança tanto interior como exterior, através do incomodo. Termino este post com três citações:

“O meu destino é perturbar o sono da humanidade” Freud

“Si vis pacem, para bellumJúlio Cezar (Se queres a paz, prepara-te para guerra)

“Que a Força esteja com você!” Mestre Yoda (risos)

Até o próximo post pessoal.

Um comentário: