sexta-feira, 22 de abril de 2011

FIM?

Todos sabem o quanto evito escrever sobre minha banda aqui no Macaco. Mas hoje foi impossível deixar passar, pois muitas vezes a história da Sonnora se confunde com a minha própria história. Sendo assim:

23:49h de sexta feira dia 22 de abril de 2011.

Uma grande decisão para tomar. Às vezes acho que não há muito a se fazer, após tudo que já foi feito. Milhares de desentendimentos, brigas, palavras duras lançadas...

Sempre tentei olhar pra trás e ver tudo que um dia eu fiz. Como lembranças de um dia bom. Agora me lembro do dia 28 de junho de 2008,

Voltava muito ansioso de Aracaju. Tinha ido passar o São João com minha namorada e decidi voltar mais cedo. Há aproximadamente um mês um amigo, Cleo Evert, com o qual havia tocado junto, nos tempos de escola, havia me ligado e convidado para um teste numa banda nova. Pensei, com bastante cautela e, por fim, com o apoio da minha namorada, decidi tentar.

Lembro-me do gosto daquela tarde. Eu estava nervoso e com soluço! (assim como estou agora). Não tinha a menor noção de como iria cantar assim. Meu teste foi um fiasco. Desisti daquela idéia, e segui com o velho plano. Muitos livros, artigos, vida acadêmica e nos fins de semana sempre tinha refúgio naquela que sempre foi e sempre será a garota que mais me entende no universo. Mirella.

Novo fim de semana. Meu celular toca, estava sendo convocado para mais um teste. A pessoa designada para aquele sábado havia faltado. Então, lá estava eu novamente. Enfim, depois de muitas discussões eu entraria na banda. Seria vocalista de uma banda de pop rock chamada... chamada... “Afinal, que nome vamos dar à banda?” Não sabíamos. Tudo que a gente sabia naquele momento era que era uma banda formada por Túlio Santana - no contra-baixo, Cléo Evert - bateria, Matheus Freire - guitarra solo, Vinicius Andrade (Wyllow) - guitarra base e eu, Henrique Kruschewsky - vocal. Cinco caras que não demorariam muito para se tornarem melhores amigos.

Lembro-me bem daquela época. Contávamos os dias para o sábado, dia de ensaio. Ensaio era sagrado e - ai de quem se colocasse no caminho dele. Podia ser a mãe de quem fosse, namorada de quem fosse. Se o ensaio fosse cancelado, juntos, éramos capazes de desencadear a Terceira Guerra Mundial. E foi assim que, num cansativo dia de sábado, decidimos, por acaso do destino, escolher definitivamente o nome da banda. Entre tantos outros: O Núcleo, Radar, etc, etc, etc... Túlio abriu um livro e lá estava “onda sonora”. Olhamos um para a cara do outro como se tivéssemos descoberto a cura do Câncer. Gritamos em uníssono: SONORA. Logo virou Sonnora! depois SONNORA. Três meses depois estaríamos nas paradas. 1º disco gravado. Feliz Cidade, Dr. Frankenstein, Carpe Diem, Outono, Porque Tem Que Ser Assim e Tudo Vai Passar.

Lembro-me da primeira vez que ouvi o disco. Estava em Minas Gerais. Era a coisa mais perfeita do mundo. Eu estava orgulhoso. Tínhamos trabalhado duro naquilo. Logo “Tudo vai passar” tocaria na rádio e a gente começaria a fazer shows por ai.

Olhando para o passado, não é difícil perceber que, por mais imaturos que fôssemos, ou, por mais diferente que cada um de nós fosse do outro, éramos amigos, tocávamos juntos, nos divertíamos juntos, curtíamos juntos. Era um tempo bom.

Não havia muita coisa que pudesse abalar o grupo. Nem o sobrenatural.

Lembro da viagem para Salvador. Hoje tiramos boas risadas disso, mas na época foi bem, digamos...diferente.

Havíamos visto um homem morto dentro de um carro. Ao que parece, ele morreu tão de repente que nem deu tempo de tirar as mãos do volante. O fato é que, impressionados ou não com o fato, passamos a ouvir vozes por todo o apartamento, passos no corredor e todo o tipo de bizarrice possível. Nesta noite rezamos juntos, dormimos todos juntos e decidimos juntos como iríamos voltar para a nossa cidade no dia seguinte.

Éramos uma banda enquanto éramos “nós”. E não foi a saída de Túlio que fez com que deixássemos de ser uma banda. Foi muito antes disso. Foi quando a gente achou que, o que quer que a gente dissesse um ao outro, não seria pessoal, foi quando a gente achou que a música se faz mais com instrumentos bons e muita técnica, do que com sentimento e desejo, foi quando a gente passou a achar que éramos melhores que nossos próprios companheiros, na verdade esta ultima afirmativa é um engano, o certo é que foi quando passamos a nos achar melhores, quando ensaiar passou a ser um sacrifício. Deixamos de ser banda, quando deixamos de nos respeitar e assim deixamos de respeitar um ao outro, quando passamos a achar que éramos todos SUBSTITUÍVEIS.

De tanto ouvir de milhares de pessoas que me pareço com Renato Russo, coisa que, em verdade, acho um absurdo, vou me aproveitar disso só um pouquinho e usar um trecho de uma música dele:

Às vezes parecia que de tanto acreditar em tudo que achávamos tão certo teríamos o mundo inteiro e até um pouco mais, faríamos floresta do deserto e diamantes de pedaços de vidro.

Mas percebo agora que o teu sorriso vem diferente, quase parecendo te ferir. Não queria te ver assim quero a tua força como era antes. O que tens é só teu de nada vale fugir e não sentir mais nada.

Às vezes parecia que era só improvisar e mundo então seria um livro aberto. Até chegar o dia em que tentamos der demais vendendo fácil o que não tinha preço. Eu sei é tudo sem sentido...”

Acho que esse pequeno trecho traduz tudo que gostaria de dizer a todos esses caras. Túlio, Cleo, Matheus, Helissom, Wyllow. Sei, também, que já demorei demais com isso, mas é que, se acabar este texto já é difícil, imagine acabar com a Sonnora?

O fato é o seguinte: hoje a Sonnora recebeu um golpe muito duro, e pode ser que ela não se re-erga de agora em diante. Mas até o momento, até o horário desta postagem “O PULSO AINDA PULSA.”

5 comentários:

  1. apenas lamento por uma banda que tinha tudo pra dar certo , tenha acabado ;/

    ResponderExcluir
  2. Minha vida foi sempre entrando e saindo de bandas...sei como eh dificil acabar com um projeto nosso!

    Mas enfim...A banda pode acabar...só não pode a amizade entre vocês!

    Boa sorte a todos que agora caminham "sozinhos".

    E contem comigo sempre...grandes amigos!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu confesso que se essas palavras tivessem chegado aos meus olhos naquele momento, eu, não teria te pronunciado as palavras que pronunciei, não que elas fossem más ou pesadas. Não.. pelo contrário, foram palavras sinceras, de amigo pra amigo, mas baseadas em uma razão que talvez não tivesse fundamento. Independente de tudo tenha certeza de que não foi isso que pôs fim a banda, e você sabe do que eu estou falando. E que mesmo tendo parado de pulsar, nós saímos como grandes amigos que sempre fomos, e isso sim não tem valor. Eu diria que a Sonnora era sim uma banda promissora, e que teria tudo pra ser uma banda de sucesso, prova disso é tudo que conseguimos até hoje. Mas talvez ela não tenha sido feita pra ser uma banda de sucesso, sua função talvez fosse somente...unir cinco ou seis caras que virariam grandes amigos, e mostrar a eles que são capazes, que podem alcançar sonhos e realizá-los... e disso nós sabemos, independente de tudo, sabemos... É um final de cabeça erguida, daqueles que se comemora, pela vitória de não termos piores motivos pra abandonar essa história... tão simplesmente é a oportunidade para o começo de várias outras...

    essas são minhas palavras e obrigado a todos vocês meus grandes brothers de banda e coração Kakau, Matheus, Vinícius, Túlio, e Helisson que infinitas vezes tocamos e rimos juntos seja em um estúdio de ensaio ou nos palcos, ao meu primo parceiro e nosso roud Emmanuel que tanto se fez presente e desembaraçou nossos novelos de cabos, a nossas famílias pelo apoio e incentivo sempre, ao meu irmão Evan que sempre enxergou lá na frente e sempre deu aquela força, a minha namorada Dany pela compreensão nas minhas ausências devido a ensaios e shows...a todos fãs de verdade, Jú Sonnora, Lanne Sonnora, Rayla Sonnora, Mariana Sonnora, dentre tantos outros...sintam-se lembrados, aos apoios e patrocinadores que tanto contribuíram para realizações do nosso trabalho, a Jorginho Marques que gravou e editou nossos discos, aos que tiveram coragem e nos contrataram para festas particulares, aos bares e casas noturnas que apostaram na banda e abriram suas portas: Luis e Rodrigo (Alla Spinna)/ Telma (Budega)/ Dj Rodolfo (40º)/ Nengo(The King)/ (O boteco)/ (Antiquarius), a toda mídia e impressa: Rádio Nordeste Fm por ter vinculado nossa música, Radio Subaé Am, Rádio Sociedade, Rádio Povo, Tv Subaé pela entrevista ao vivo, Tv Geral e Revista Alternativa, e a todos os artistas que sempre prestigiaram e colaboraram conosco ou estiveram em nosso caminho: Adão Negro, Geração Nômade (Luizinho, Del, Ângelo), Guymeo Jumonji, 80 na pista, Flash Back, Luciano dos Anjos, Paulo Akenaton, Gutto Batera, Fábio Batera... e outras tantas galeras... muito obrigado!!!

    nos veremos novamente em breve...

    ResponderExcluir
  5. Não conheço todos vocês pessoalmente. Mas sempre gostei da banda, da iniciativa. Sinceramente, espero que não seja o fim. Torço para que essa fase ruim seja apenas aquele velho obstáculo que só serve para deixar a gente mais forte. Espero que o pensamento de vocês nesse momento seja esse:

    Fix You(Consertar Você)- Coldplay:

    Quando você tenta o seu melhor, mas não tem sucesso.
    Quando você consegue o que quer, mas não o que precisa.
    Quando você se sente cansado, mas não consegue dormir.
    Preso em marcha ré.

    Quando as lágrimas começam a rolar pelo seu rosto.
    Quando você perde algo que não pode substituir.
    Quando você ama alguém, mas é desperdiçado.
    Pode ser pior?

    Luzes vão te guiar até em casa
    E aquecer teus ossos
    E eu tentarei, consertar você

    Bem no alto ou bem lá embaixo.
    Quando você está muito apaixonado para esquecer.
    Mas se você nunca tentar, nunca vai saber.
    O quanto você vale.

    Luzes vão te guiar até em casa
    E aquecer teus ossos
    E eu tentarei consertar você

    Lágrimas rolam no seu rosto
    Quando você perde algo que não pode substituir
    Lágrimas rolam pelo seu rosto
    E eu...

    Lágrimas rolam pelo seu rosto
    Eu te prometo que vou aprender com meus erros
    Lágrimas rolam pelo seu rosto
    E eu...

    Luzes vão te guiar até em casa
    E aquecer teus ossos
    E eu tentarei, consertar você
    _______________________________

    Espero que a Sonnora seja mais uma das estrelas que não se apagaram.

    ResponderExcluir