sexta-feira, 8 de abril de 2011

Brincadeira de criança

Essa semana fui comprar um presente de aniversário para o filho de um amigo da família que ia fazer 11 anos. Pensei bastante antes de escolher alguma coisa, por fim entrei numa loja de brinquedos e olhando todas as opções escolhi, com um misto de surpresa e nostalgia, um bonequinho do Gi Joe (conhecidos nos anos 90 como comandos em ação). Quando iria tirar o bonequinho da prateleira chegou uma infame vendedora, que é o motivo de eu estar escrevendo este poste, e travamos o seguinte dialogo:

- Boa tarde senhor. Posso ajudá-lo?

- Claro. Estou procurando um presente para criança.

-Quantos anos?

- Vai fazer 11.

- E o que o senhor esta pensando em comprar?

- Pensei em bonequinhos. Achei este bacana_ e apontei o Gi Joe.

- Crianças não brincam mais com isso (risadinhas). Porque o senhor não da uma olhada na nossa seção de jogos para vídeo game?

Neste momento Minha cabeça entrou em parafuso. Pensei: Que diabos esta acontecendo com as crianças de hoje em dia? Eu brinquei com bonequinhos até quase uns 15 anos. Lembro que os Comandos em Ação era o desejo de toda criança da minha época e custava uma fortuna. Lembro quando ganhei da minha tia Rita meu primeiro comandos em ação, passei o mês trancado no quarto inventando arte. Lembrei dos Legos, dos Playmobils e toda aquelas tralhas que faziam parte dos fins de semana com meu primo Filipe. Quem não se lembra do Pogobol? Uma zorra de uma bola, com uma plataforma fixa no centro que a gente passava a tarde toda pulando em cima?

Eram bons tempos. A gente subia em arvore, brincava de pega-pega, Policia e ladrão (que depois evoluiu para um jogo de computador chamado Counter Strike), jogava gude (vivíamos com a unha do polegar afundada por conta dos pitoques), batíamos figurinha no pátio da escola (minha geração era fanática por colecionar figurinhas em álbuns e as repetidas, quando não eram trocadas, iam para arena de bafo).

Mas de todas as brincadeiras que fazíamos na infância a que eu mais tenho saudades é a divertidíssima Corrida de Tampinhas. Consistia no seguinte:

A gente catava uma enxada e arrastava no chão para fazer um circuito de corrida onde depois a gente colocava uma série de obstáculos, buracos, rampas, pedacinhos de madeira, areia, terra molhada e por fim as tampinhas que iriam competir na corrida. Cada um tinha direito a 3 petelecos na tampinha e quem completasse o circuito primeiro ganhava a brincadeira. Caramba... Era uma guerra. Lembro que tinha campeonato disso, com troféu e tudo. Hoje se você perguntar a uma criança o que é Picula possivelmente ela não vai saber te responder.

Acho que um tópico a parte eram os desenhos animados que sempre tinham algo a ensinar no fim do episódio. Eu era fã do He Man, Capitão Planeta, Jaspion, Jiraia, Lion Man sem falar nos programas tipo X Tudo, Glub Glub e Castelo Ratimbum (quem não aprendeu a lavar as mãos e tomar banho com Castelo Ratimbum não teve infância) a gente não podia perder mesmo que tivesse prova de Ciências ou Estudos Sociais no dia seguinte.

Todo esse filme passou na minha cabeça durante alguns segundos enquanto a vendedora pegava joguinho do Bem 10 para o PlayStation 2. Lembrei do abestalhado do Yudi, do programa Bom dia e Cia do SBT, Gritando como um retardado: "PlayStation!, PlayStation!, PlayStation!". Tive pena dos meus filhos.

Um comentário:

  1. Ai infância... dias perfeitos, momentos inesquecíveis. Eu também jogava "Corrida de Tampilhas", quero dizer não era sempre que eu jogava porque às vezes meus irmãos e amigos da rua não me deixavam jogar, eu chrava muito(rsrsrrs) sinto muita falta dessa época.

    ResponderExcluir